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MBA

Gerenciamento de Projetos

Coordenação:  Professor Agliberto Alves Cierco

 

 

OBJETIVO DO CURSO

Desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos e implementando-os com sucesso.

O aluno estará capacitado para definir prioridades de projetos, identificar os seus riscos, criar estruturas interligando todas as fases do projeto dentro de um contexto organizacional, apoiado pela condução do trabalho de conclusão de curso, que será um estudo de caso real acompanhado por profissionais experientes na condução de projetos.

 O aluno aprende na sala de aula e poderá aplicar no dia seguinte, na sua organização, todos os conhecimentos obtidos.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados, preferencialmente com experiência gerencial, desejosos em adquirir conhecimento na gestão de projetos. 

As turmas são heterogêneas formadas por engenheiros, administradores de empresas, contadores, jornalistas, sociólogos, economistas, advogados e outras categorias profissionais.  Esta característica permite uma rica e valiosa troca de informações entre os próprios alunos e entre alunos e professores.

O relacionamento interpessoal e os trabalhos em equipe desenvolvidos ao longo do curso contribuem de forma decisiva para o crescimento dos indivíduos como líderes gestores e negociadores, qualidades indispensáveis ao executivo moderno.

 

OS PROFESSORES DO FGV MANAGEMENT

Os professores são os mesmos que ministram aulas na FGV do Rio de Janeiro. São Paulo e em todo o Brasil. Os professores dos cursos de Pós-graduação para executivos do FGV Management são profissionais do mercado, que tem formação acadêmica de excelente nível aliado à vantagem de terem a experiência pratica por estarem no mercado vivenciando o dia a dia as empresas.. 

 

APLICAÇÕES DO CURSO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO MERCADO:

Em todas as empresas, de qualquer área de atuação e segmento do mercado, pois a empresa que busca resultados precisa ter executivos capazes e preparados para conduzir os seus projetos de forma eficaz e eficiente.  


DIFERENCIAIS DO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS DA FGV:

O diferencial do curso de Pós-graduação da FGV é o seu quadro de professores formado por profissionais com larga experiência de mercado e alto nível de formação acadêmica.

É a permanente atualização dos seus programas pelos coordenadores acadêmicos executivos dos cursos com apoio e acompanhamento das escolas de pós-graduação da FGV, EBAPE e EPGE.

É o nível de cobrança exigido dos seus alunos com presença obrigatória e provas individuais em cada disciplina.

É a amplitude de alcance do programa FGV Management, através de suas instituições conveniadas em todos os estados do Brasil, permitindo que um aluno seja transferido para outra cidade e possa prosseguir o seu curso de MBA em outra instituição conveniada da FGV, sempre com a mesma qualidade dos programas, com os mesmos professores e coordenadores da FGV.

Podemos afirmar que o diferencial de ontem é o pré requisito de hoje. Em um ambiente onde a maioria dos profissionais procura fazer sua pós-graduação, em um ambiente onde isto está se tornando quase um pré requisito para os head hunters recomendarem e as empresas contratarem seus executivos, o diferencial agora é a instituição, e instituição é a FGV.

 

CONTEÚDO DO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS:

 

Núcleo de Gestão de Pessoas:

 

1 - Comunicação Interpessoal

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

Princípios de Comunicação.  O processo da comunicação - comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal.  Barreiras à comunicação eficaz.  O processo de comunicação em grupo.  A importância da inteligência emocional no processo da comunicação. 

 

2 - Gerenciamento de Pessoas em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  12 Horas-aula

Ementa:

Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK®.

Habilidades interpessoais do gerente de projeto: liderança, influência e processo decisório eficaz.  Desenvolvimento do plano de recursos humanos;  Mobilização da equipe do projeto; 

Desenvolvimento da equipe do projeto;  Gerenciamento da equipe do projeto. 

 

3 – Gerenciamento de Stakeholders em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa: Definição e importância da identificação dos stakeholders no projeto. Aspectos comportamentais. Identificação, classificação e análise dos stakeholders do projeto. Processos de gerenciamento dos stakeholders. Processo de mudança.

 

4 - Liderança e Trabalho em Equipe

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa: Liderança e equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Liderança situacional. Poder e conflito nas organizações. Motivação. Liderança compartilhada. Flexibilidade e adaptabilidade. Estágios de evolução de equipes. Times de trabalho autodirigidos.

 

Núcleo de Estratégia Organizacional

5 -  Desenvolvimento de Produtos – Stage-Gate )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Fundamentos de marketing.  Fundamentos de Planejamento estratégico de marketing  Inovação e Desenvolvimento de novos produtos.   Processo Stage-Gate.

 

6 - Matemática Financeira

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes).Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos .Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado).Taxa de atratividade (custo de oportunidade).

7 - Estratégia de Empresas

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Estratégia: Conceitos, escolas e processos. Identidade Empresarial. Análise do Macroambiente. Planejamento Estratégico: Matrizes e Modelos para Análise do Ambiente Externo: Matriz PEST, Modelo das Forças de Porter. Matrizes e Modelos para Análise do Ambiente Interno: Competências e Capacidades, Forças e Fraquezas, Fatores Críticos de Sucesso; Diagnóstico SWOT. Formulação Estratégica: Matriz de Ansoff, Estratégias genéricas, Cadeia de Valor, Sistema de Atividades, Estratégias Funcionais. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios, Implementação e Controle Estratégico: O Balanced Scorecard. Objetivos e plano de ação: Características e ferramentas

 

8 - Economia Empresarial

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Ambiente econômico e o sistema financeiro nacional. O comportamento do consumidor. Entendendo a demanda. O preço de reserva e o excedente do consumidor. Elasticidades e discriminação de preços. Custos e escala de produção. O princípio da dualidade: a ligação entre tecnologia e custo. A função lucro. As restrições de mercado. Estruturas de mercado

 

9 - Ética E Responsabilidade Profissional

Carga Horáira: 24 Horas-aula

Ementa:

A ética integrada à gestão de negócios nas organizações. A dimensão ética e moral do gerente de projetos. Código de ética. A contribuição do código de conduta ética para a sustentabilidade. Consciência Moral e Raciocínio Ético. O papel do gerente de projeto na prática efetiva do código de conduta ética.

 

Núcleo do Inicio do Projeto

10 - Fundamentos de Gerenciamento de Projetos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Histórico e conceituação de projeto. Gerenciamento de programa, portfólio e projetos. Relação entre estratégia e projetos. Caracterização do ciclo de vida e dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. Áreas de conhecimento segundo o PMBOK® - PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Diferença entre fase de um projeto e grupo de processos de gerenciamento. Plano de gerenciamento do projeto. Lições aprendidas. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. O papel do gerente de projeto e suas principais competênciasOutros padrões e instituições que disseminam melhores práticas em gerenciamento de projetos.

 

Núcleo do Planejamento do Projeto

 

11 - Análise de Viabilidade de Projetos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula 

Ementa:

Fundamentos de finanças para projetos. Métodos e regras para decisão de aceitação (investir) ou rejeição (não investir) de projetos em orçamento de capital. Custo de capital próprio e custo médio ponderado de capital. Análise do risco econômico-financeiro em projetos.

 

12 - Gerenciamento de Escopo em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Definição de escopo: do produto e do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK®. Modelos de documentos: Declaração de Escopo, EAP, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.

 

13 - Gerenciamento de Riscos em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Riscos – definição, conceitos e histórico. Processos do gerenciamento de riscos segundo o PMBOK® : Planejar o gerenciamento de riscos, Identificar riscos, Realizar análise qualitativa de riscos, Realizar análise quantitativa de riscos, Planejar respostas a riscos, Monitorar e controlar riscos

 

14 - Contabilidade Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Contabilidade e o significado dos relatórios econômico-financeiros.    Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido.    Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado.  DOAR e o fluxo de caixa.  Análise dos demonstrativos financeiros.  : índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento. 

 

15 - Gerenciamento de Tempo em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Contexto e importância do gerenciamento do tempo em projetos. Processos do gerenciamento do tempo segundo o PMBOK®. Caminho crítico. Desempenho do projeto. Relatório de status e ações corretivas  

 

Núcleo da Execução do Projeto

16- Gerenciamento da Qualidade em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  12 Horas-aula

Ementa:

Gerenciamento da qualidade – abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK®. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade 

 

17 - Gerenciamento de Aquisições em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Conceituação de aquisições/ contratação. Processos de gerenciamento das aquisições em projetos segundo o PMBOK®. Tipos de contratos e Licitações.

 

18 - Gerenciamento De Portfolio e PMO

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Definições sobre gerência de portfólio,  ligação do portfólio com a estratégia e com a operação da empresa, definição de métricas, identificação, alinhamento, avaliação, priorização, categorização  e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfólio de projetos. Stakeholders ligados ao gerenciamento de portfólio. Implementando gerência de portfólio através do Escritório de Projetos. Conceito de PMO. Modelos de Maturidade x  PMO. Tipos de modelos de PMO. Estratégias de implantação. Funções e papéis do Escritório de Projetos. Vendendo a solução de PMO. Métricas e pontos críticos de sucesso.

 

Núcleo de Monitoramento e Controle

19 - Gerenciamento de Custos em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Tipologia de custos em projetos. Processos de gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK®. Gerenciamento do valor agregado (GVA).

 

20 -  Negociação e Administração de Conflitos ( PMI )

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.

 

21 - Gerenciamento de Comunicação em Projetos ( PMI )

Carga Horária:  12 Horas-aula

Ementa:

Dimensões e modelos de comunicação. Habilidades de comunicação para o gerenciamento de projetos. Processos de gerenciamento das comunicações em projetos segundo o PMBOK®. Definição e importância da identificação dos stakeholders no projeto.

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