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cursos

MBA

Gestão de Negócios em Comércio e Vendas

 

Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Hélio Arthur Reis Irigaray   

 

OBJETIVOS:

Conduzir os participantes a entenderem os processos comerciais e de vendas de empresas que buscam principalmente a retenção como resultado;

Habilitar e especializar profissionais na utilização das técnicas de gestão de negócios, utilizando as ferramentas de Marketing como diferencial competitivo.

Desenvolver ferramentas estratégicas de mensuração e análise da atividade de Negócios e Vendas de produtos, serviços e valores.

Construir e implementar processos de valor para o cliente;

Gerenciar os dados provenientes dos clientes, buscando entendê-los melhor, minimizando erros no dimensionamento de demanda;

Integrar os alunos à nova cultura do comércio e de negócios do século XXI, identificando conceitos e características que os levem a entender as necessidades e expectativas dos novos consumidores.

 

PÚBLICO ALVO:

Profissionais, com curso superior concluído, interessados em atualizarem e aprofundarem seus conhecimentos em Gestão de Negócios no Comércio, Vendas e Processos Comerciais;

Novos Empresários, com curso superior concluído, em vias de desenvolvimento e implantação de novos negócios ou empreendimentos próprios;

Recém-formados com interesse em aprimorarem seus conhecimentos e se especializarem na área Comercial, de Gestão de Negócios e de Vendas.

Profissionais e Gestores das áreas Comerciais e de Novos Negócios.

Diretores, Gerentes e Subgerentes de Instituições Financeiras.

Diretores, Gerentes e Supervisores de Laboratórios Farmacêuticos.

 

METODOLOGIA DO TCC

Apresentado sob a forma de um Plano Estratégico de Negócios e Vendas, aplicado à realidade profissional do aluno participante, objetiva possibilitar aos alunos o uso do instrumental teórico em sua vida profissional, com a aplicação de técnicas modernas de gestão de Negócios e gestão de vendas em suas políticas e práticas organizacionais. Os alunos realizarão e apresentarão seus planos individualmente.

Durante o curso, os alunos contarão com o apoio de um professor indicado pela Coordenação Acadêmica ou com o próprio Coordenador Acadêmico que disponibilizará orientação aos grupos de trabalho (Equivalente à 36h/a).

A avaliação constará de três notas, sendo a primeira relativa à primeira prévia (1,5 pontos), segunda relativa à segunda prévia (1,5 pontos) e a terceira relativa à entrega final do trabalho (7,0 pontos). O grau será determinado através da soma das três notas.

 

Documentos base:

 a) Regulamento dos cursos FGV Management

 b) Norma 05/2003 – Elaboração do TCC

 

CARGA HORÁRIA TOTAL456 horas-aula

 

Parte Comum

 

1) Cenários Econômicos e Tendências

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Caracterização e análise do atual ambiente de negócios. Construção de cenários econômicos e fundamentos da análise de risco. Identificação de mega-tendências e seus paradoxos. Cenários sociológicos, tecnológicos, mercadológicos e políticos e sua relação com o contexto econômico.

 

2) Estratégia de Empresas

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Evolução do pensamento estratégico.  A gestão estratégica no novo milênio.  Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo.  Análise do ambiente interno. Forças e Fraquezas. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Matriz SWOT. Desenvolvimento de estratégias. Definição de Missão e Visão. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e planos de ação.

 

3) Habilidades Gerenciais

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Práticas de liderança. Tomada de decisão. Liderança como essência da gestão e desenvolvimento de equipes.  Comportamento do grupo. Comunicação interpessoal. Trabalho em equipe. Gerenciamento de conflitos. Tomada de decisão em emergências. Práticas vivenciais, jogos e simulações.

 

4) Marketing Estratégico

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Alinhamento empresarial.  Conceitos e evolução do marketing estratégico. Estratégia competitiva de Porter. Conceitos fundamentais do marketing. Conceito e caracterização de mercado, produto e cliente. O processo do marketing. Análise da concorrência. Estratégia competitiva. Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre marketing de serviços e de produtos. Marketing Interno. Conceitos fundamentais em produtos. Produto real e produto aparente. Valor agregado.  A inovação em produtos. O ciclo de vida do produto. Gerenciamento do portfólio de produtos. Análise de mercado.

 

5) Matemática Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM.

SUBTOTAL: 120 h/a

 

Parte Complementar em Gestão

 

6) Direito nas Relações de Consumo e de Criação:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Direitos do Consumidor: Conceitos básicos de Consumidor e Fornecedor. Responsabilidades. O Marketing Mix sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor. Produto (Bens e Serviços): Produtos defeituosos. Termos de Garantia. Prazos para a reclamação e atendimento ao consumidor. Preço: Descontos. Constrangimento em Cobranças. Distribuição: Responsabilidade do Produtor e Intermediário. Promoção: Publicidade Enganosa e abusiva. Constrangimento com informações cadastrais. Cláusulas contratuais abusivas. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Marcas e Patentes. Direito de Autor de Obras Intelectuais. Ética nos Negócios e nas Vendas.

 

7) Negociação e Administração de Conflitos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Conflito: conceitos e características. Origem e evolução dos conflitos. O conflito visto como um processo. O conflito nas organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de conflitos nas organizações.  Visão tradicional e moderna dos conflitos. O papel dos lideres na resolução de conflitos.  Estratégias de resolução de conflitos com públicos internos e externos. Competências para evitar e resolver conflitos. Conflitos com públicos externos: a importância de zelar pela imagem da empresa.  Criação de um clima favorável à solução do conflito. Aplicação das técnicas de resolução de conflitos. A importância das atitudes profissionais.  Conflitos Laborais. Os diferentes conflitos laborais. A natureza, as causas e as diferentes expressões de conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos. O que é negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do processo de negociação, Variáveis que determinam a eficácia na negociação. Modelo sistêmico do processo negocial. A escalada na negociação. Impasses na negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Respostas que facilitam a resolução de problemas. Obstáculos à resolução de problemas. Técnicas de persuasão.

 

8) Ética, Valor e Responsabilidade Social:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Fundamentos da Ética: Principais pensadores. Ética e Sociedade. A questão Ética nas Empresas. Principais conflitos éticos. Cidadão, cliente e consumidor. O usuário sob a análise ética. Conceito de valor. A importância dos valores na empresa. Consciência e responsabilidade Social. Profissionalismo e ética. Contribuição Social do Profissional. A empresa responsável. Crescimento sustentável. Balanço social de empresas. O papel do Governo. O papel das ONGs. SAO 8000.

 

9) Gestão de Pessoas

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Contextualização da Gestão de Pessoas. Evolução da Administração de pessoas e os novos papéis gerenciais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. Mudanças comportamentais. Cultura organizacional e gerenciamento de talentos. Legislação trabalhista. Regimes especiais de trabalho. Relacionamento com sindicatos. Vantagens e benefícios.

 

10) Gestão de Conhecimento e Capital Intelectual

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Cenário das Empresas Atuais. Conceito de conhecimento. Conhecimento tácito e explícito. Conteúdo x conhecimento. O valor do conhecimento como capital intelectual da empresa. Conceitos de Gestão do Conhecimento. Algumas práticas em Gestão do Conhecimento. O papel da TI e do RH na Gestão do Conhecimento. Fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento. Gestão do Capital Intelectual. Conceitos e práticas em Memória Organizacional. Conceitos, práticas e metodologias de Comunidades de Práticas. Como gerar, coletar, preservar, disponibilizar e desenvolver o capital intelectual de uma empresa.

SUBTOTAL: 120 h/a

 

Parte Complementar Específica em Comércio e Vendas.

11) Planejamento, Criação e Gestão de Franquias:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:     

Conceitos e aplicabilidade. Características do franchising como canal de distribuição e de expansão de organizações. A franquia como estratégia de expansão de marca e de aumento das vendas.  Como franquear um negócio existente. Aspectos essenciais na formatação e na gestão de redes de franquias. Como elaborar um projeto de franquia. A gestão e o desenvolvimento do plano de expansão das franquias. A Franquia do ponto de vista do franqueado: vantagens e obrigações. Papel das partes, vantagens e desvantagens do sistema para o franqueado e para o franqueador. Aspectos operacionais, financeiros e jurídicos do franchising.

 

12) Sistemas de Informações e Análise Mercadológica:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Os novos sistemas de informações. Gerenciamento estratégico das informações: gerenciando o banco de dados, analisando as informações do banco de dados. O uso da tecnologia para analisar problemas dos clientes. Informação como matéria prima para se fazerem negócios. Novas tecnologias da gestão da informação. Análise das características de cada mercado e suas peculiaridades: segmentação. Entendimento do mercado e de seus concorrentes. Seleção de mercados atrativos. Potencial de mercado. A pesquisa como ferramenta na gestão da inteligência de mercado.

 

13) Princípios da Gestão de Vendas e Negócios:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Gestão estratégica de vendas. Recrutamento e seleção de equipes. Formas de remuneração. Administração de vendas. Aspectos comportamentais dos vendedores. Definição de metas. Análise de resultados. Ética e moralidade. Gerenciamento pessoal, do tempo e do território. Motivação dos vendedores. Avaliação dos vendedores. Desenvolvimento do Plano Estratégico de Vendas. Políticas de retenção e manutenção de clientes (Pós-venda). Planos promocionais de vendas: tipos, objetivos e avaliação dos resultados.

 

14) Gestão de Vendas Corporativas:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Importância das vendas corporativas para as empresas. Venda Consultiva. Negociações corporativas. Negociações B2B (Business to Business) e Negociações B2G (Business to Government). Princípios da Gestão das Vendas Corporativas (Key account). Gestão das Unidades de Negócios Corporativos. Ferramentas de análises. Principais desafios de implantação. Necessidade do Planejamento para integração de soluções corporativas. Uso da Gestão por Categorias.

 

15) Gestão dos Preços de Vendas:

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Formação do preço de venda. Custos fixos, variáveis, diretos e indiretos e o impacto na formação dos preços. Análise do ponto de equilíbrio. As curvas de demanda. Os mercados e seu comportamento no tocante à percepção de valor. Competitividade. Ciclo de vida dos produtos e o preço adotado. Custos para decisão. O impacto dos impostos na formação de preços.

 

16) Comércio Internacional:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A globalização e seus impactos nas Vendas. Tendências para os negócios internacionais. Joint Venture. Princípios básicos para Negociações Internacionais. Operações Internacionais. Subsidiária e Mercado Internacional. Estratégias para a entrada e manutenção em Mercados Globais. Blocos comerciais: suas características, vantagens e desvantagens.

 

17) Gestão de Comércio na Internet

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a estratégia das empresas. Operações, tecnologia e segurança na Internet. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público alvo. O consumidor on-line. Gestão estratégica das redes sociais: Orkut, Facebook, Twiter, MSN, SKYPE, Blog´s, etc. Aspectos importantes das vendas e do marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de vendas. A evolução da tecnologia em vendas.

 

18) Jogo de Vendas e Negócios:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A importância de um Planejamento estratégico eficaz na Gestão de Vendas das empresas. Elaboração de um modelo de Planejamento de Vendas com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Dinâmica onde os participantes, através de jogadas, praticam e utilizam os conhecimentos obtidos durante o curso, avaliando alternativas e simulando o exercício do processo decisório de Vendas nas empresas, desde a prospecção até o fechamento das Vendas.

SUBTOTAL: 192 h/a

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