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cursos

MBA

Marketing com Ênfase em Ambientes Digitais

Coordenação Acadêmica:         Prof. Msc. Fernando R. A. Marchesini 

 

OBJETIVO:

Familiarizar os participantes com os conceitos e técnicas modernas do Marketing no ambiente digitalizado através da identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas de sucesso;

Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados;

Habilitar os participantes a elaborarem um Plano de Marketing de uma linha de produtos ou serviços de uma empresa existente (preferencialmente) ou nova;

Promover a troca contínua de experiências de profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais notadamente a capacidade de trabalhar em equipe;

Oferecer aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no seu dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a sua carreira ou a desenvolver o seu próprio negócio.

 

PÚBLICO ALVO:

Este curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que necessitam adquirir, aprofundar ou aplicar as técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresas.

 

MÉTODO DE ENSINO:

As aulas são baseadas em exposição e discussão de teorias, casos de ensino e filmes, sempre com ênfase nas práticas adotadas pelos gerentes brasileiros. Para fixação dos conhecimentos, são conduzidos exercícios e/ou jogos de empresas.

 

METODOLOGIA DO TCC

 

No MBA em Marketing o aluno desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, em datas e horários não coincidentes com as aulas. Esta é uma exigência do MEC para que os alunos possam receber seus certificados de Pós-Graduação Lato sensu – nível de especialização.

Tais trabalhos serão Planos de Negócios ou de Marketing, podendo se referir a empresas existentes, ou não. Os temas deverão basear-se nos diversos assuntos apresentados durante o MBA e terem aplicabilidade prática.

Os alunos receberão apoio via internet para a realização dos TCC´s. Este apoio é uma atividade extracurricular para os alunos.

Será atribuída nota ao TCC, sendo 7 (sete) o grau mínimo para aprovação.

Na elaboração de seus trabalhos, os alunos deverão respeitar quaisquer restrições de sigilo existentes quanto aos assuntos tratados, não incluindo em sua redação quaisquer dados, informações, segredos comerciais ou know-how legalmente protegido ou que devam manter confidenciais, por dever profissional ou por qualquer outra restrição ética, legal ou contratual existente.

Os detalhes sobre orientação para o TCC, regras e prazos serão baseados no Regulamento do Curso e em orientações complementares fornecidas pela respectiva Coordenação Acadêmica da FGV.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 horas aula

 

Parte Comum

 

1) Comportamento do Consumidor

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

O comportamento do consumidor.Teorias da racionalidade econômica, comportamental,.psicanalítica, social, antropológica e cognitivista.Fatores de influência no comportamento de compra.Tipos de compra e processo decisório de consumo.O comportamento do consumidor organizacional.

 

2) Pesquisa de Mercado

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Aplicações da Pesquisa de Marketing.Sistema de Informação de Marketing - SIM.Planejando uma pesquisa.A pesquisa quantitativa.Pesquisa qualitativa e outras classificações.Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação.Benefícios e limitações da segmentação.Critérios de Segmentação.

 

3) Formação e Administração de Preços

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

O ambiente de negócios.Comportamento de compra do consumidor.Influência do macro ambiente.Análise da concorrência.Estratégia competitiva e objetivos empresariais.A Importância dos custos na formação do preço.Principais classificações dos custos e despesas.Margem de contribuição.Sistemas de custeio.Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço.Métodos de definição de preços.Políticas e administração de preços.Políticas de preços para novos produtos.Preço de serviços. Conceitos e métricas importantes para a análise de alternativas e variações de preços.

 

4) Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Importância da Logística na moderna economia.Suprimentos.Armazenagem.Modalidades de transporte.Logística de resposta de serviços (LRS).Supply Chain Management (SCM).Tecnologia da informação na Logística.Canais de distribuição.Características e funções.Estratégias de canais de distribuição.Trade Marketing.Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas.O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. A importância de Trade Marketing para as organizações. Medidas para avaliação da logística de Marketing e disponibilidade de produtos.

 

5) Gestão de Serviços e Marketing Interno

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Fundamentos do Marketing de Serviços.Diferenças entre serviços e produtos.Gestão da qualidade em serviços.Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes.Monitoração da satisfação do cliente.Tangibilização dos serviços.Desenvolvendo a percepção dos clientes.Marketing Interno.Condições para o Empowerment.Estratégia em Serviços.Em busca do composto ótimo.

 

6) Gestão de Vendas

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Vendas na estratégia de marketing.Pressupostos básicos da política comercial.O processo da venda.Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas.Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas.Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica.A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios.Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho.Relacionamento comercial.Fatores críticos de sucesso. Medidas de desempenho na avaliação da Carteira de Clientes e da equipe de Vendas.

 

7) Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Conceitos fundamentais em produtos.A inovação em produtos.Etapas para lançamento de novos produtos.O ciclo de vida do produto.Análise do ciclo de vida do produto.Estratégia para o ciclo de vida dos produtos.Análise do portfólio de produtos.Gerenciamento do portfólio de produtos.A estratégia de marcas.Embalagem e rotulagem.Estratégia de posicionamento.O gerenciamento de produtos e marcas nas organizações. Medidas de avaliação em planejamento e estratégia de produtos e marcas.

 

8) Planejamento Estratégico de Marketing

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Alinhamento empresarial.Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM).Componentes do PEM.Visão, valores, políticas e missão.Análise de cenários.Identificando oportunidades.As matrizes.Análise das forças competitivas.Arquitetura estratégica.Formulação de objetivos e metas.Estratégia competitiva de Porter.A cadeia de valor.Posicionamento estratégico.Fazendo o PEM acontecer.Implementação do PEM.Avaliações financeiras.Feedback e controle.Formatação e apresentação do relatório do PEM.

 

9) Comunicação Integrada de Marketing na Era Digital

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Conceito e processo de Comunicação. Evolução e novas tendências na área de comunicação (da mídia de massa à mídia individualizada e participativa; a “Aldeia Global”, a web e a interatividade); do conceito de públicos ao de stakeholders; a dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de Comunicação Empresarial, com suas aplicações e limites; a estrutura do mercado de comunicação (atores, formas de remuneração). Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing: posicionamento, conceito e marca (da USP à XSP); conceitos básicos de mídia – fontes de informação e dados, canais e indicadores (do ROI ao ROE). Convergência: Transmídia, Cross Media e Storytelling. Marketing Digital e Móvel: geolocalização; mobile tagging e realidade aumentada; Social AdsLinks Patrocinados, mecanismos de otimização de busca (SEM, SEO, Seeding); Advergames e Advertainment; marketing viral, e-mail marketing e redes sociais corporativas; compras coletivas. Os dilemas e o perfil do novo gestor de marketing.

 

10) Negociação Comercial

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Planejando a negociação. Estágios de uma negociação. Modos de influenciar. Modelos de persuasão. Como e porque se preparar. Como e porque ganhar tempo. Como lidar com cada tipo de negociador. Escutar, sondar e questionar: Uma maneira de diminuir conflitos. Diferentes maneiras de contornar um problema. A importância de perceber e usar a linguagem corporal. Fechando a negociação e métodos de diminuição de dissonância cognitiva.

Parte Complementar

11) Direito do Consumidor

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Empresa e mercado consumidor; A Constituição e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor; Intervenção estatal e a livre iniciativa; Política nacional de relações de consumo; Direitos básicos do consumidor; Princípios tutelares das relações de consumo; Qualidade do fornecimento; Os contratos comerciais de consumo; Publicidade e seus desvios; Responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto; A proteção do consumidor no Brasil e seus reflexos no MERCOSUL.

 

12) Finanças para Executivos de Marketing

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

O que é finanças. A relação entre finanças e marketing. Relação entre objetivos corporativos e marketing. Matemática Financeira: Juros Simples e Juros Compostos – Valor Presente e Valor Futuro de um fluxo de caixa. Instrumentos financeiros para tomada de decisão em marketing. Princípios de finanças para análise de projetos e decisões de marketing. Fundamentos de um orçamento de marketing. OBS: É indispensável que o aluno tenha uma calculadora financeira, preferencialmente a HP 12C ou 10B.

 

13) Gestão e Operação de Franquias

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Características do franchising como canal de distribuição e de expansão de organizações. Papel das partes, vantagens e desvantagens do sistema. Aspectos operacionais, financeiros e jurídicos do franchising. Como franquear um negócio existente. Aspectos essenciais na formatação e na gestão de redes de franquias.

 

14) Marketing Internacional

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Demandas do mercado global. Estratégias de internacionalização: multinacionais, globais, internacionais e transnacionais. Diferenciais competitivos do executivo transnacional. Interfaces entre os “Business Managers”, ”Country Managers”, “Functional Managers” e “Corporate Managers”. Marketing Mix aplicado aos negócios internacionais: decisão de produto global, customizado ou local. Decisão de preço de entrada e manutenção nos mercados globais. Decisão de comunicação global ou local. Decisão de canais de distribuição internacionais. Cases de internacionalização de empresas brasileiras.

 

15) Propaganda, Mídia Digital e Promoções

Carga Horária: 24Horas-aula

Ementa:

Conceitos básicos de propaganda; Posicionamento, conceito e marca; a função e aplicabilidade da propaganda na comunicação de marketing; Leis e cuidados; Evolução do mercado - tipos de agência e de novas demandas dos clientes; Briefing criativo; o caminho criativo e a execução da mensagem; Produção gráfica e eletrônica; Conceitos básicos de mídia (GRP e panorama dos meios); Promoção Institucional. Marketing Cultural, Esportivo e Social. Marketing de Experiências (eventos e Festivais), Lojas-conceito, etc.; Marketing de Incentivos. Promoção de Vendas de produtos e serviços para o consumidor; merchandising e novas tecnologias nos pontos de vendas; mecânicas promocionais (sorteios, concursos, etc.) e sua legislação. Como avaliar o desempenho da Propaganda. Medidas de avaliação para Promoções de Vendas.

 

Tópicos Especiais

 

16) Princípios fundamentais de Marketing na era digital:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Conceitos fundamentais do marketing. Origem e evolução do mercado. O ambiente de marketing digital. Analisando as oportunidades de mercado. A importância das Redes Sociais para o Marketing Institucional. O estágio dos participantes do mercado. O processo estratégico do marketing. Análise de oportunidades de Mercado. Mercado-alvo, segmentação e Posicionamento. O sistema de informação e as estratégias de relacionamento. A evolução e tendências do marketing.

 

17)Novos Modelos de Negócios Digitais, As Redes Sociais e a Empresa

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

O impacto das novas Plataformas e Tecnologias Digitais no planejamento estratégico de Marketing das empresas. As oportunidades para novos Modelos de Negócios e na Comunicação Online. Mudanças no relacionamento da empresa com seus clientes e o mercado. Exemplos de Novos Modelos de Negócios Digitais, suas características e mecanismos de avaliação. Redes Sociais: história da sua evolução, As principais Redes Sociais no mundo e no Brasil, suas características e potencialidades. Os impactos das Redes Sociais nas Empresas e na função de Marketing; As estratégias de Marketing para a gestão, monitoramento e a integração entre plataformas sociais e o marketing da empresa. A importância da identificação dos Influenciadores Sociais e o relacionamento com os mesmos. Utilização de Métricas para as Redes Sociais

 

18) O Marketing Interativo na Era Digital

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Marketing Direto: características e vantagens, desenvolvimento da oferta e identificação de clientes. Formas de marketing direto. O Telemarketing como ferramenta: ativo e receptivo, terceirizado ou não. Call Centers, o que são e sua importância. As principais funções desempenhadas por um Call Center. A Internet e a estratégia das empresas. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. Segmentação e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. O impacto da Internet e do E-commerce nos programas de marketing. O Marketing Móvel (Mobile Marketing): o cenário brasileiro e seus principais desafios. Oportunidades do Marketing Móvel e seus impactos no E-commerce. Aplicativos Móveis. Mensuração de resultados do Marketing Interativo.

 

Relação de Professores do Curso

 

 

Nome da disciplina

Nome dos professores que podem vir a lecionar na disciplina

Titulação

 

 

 

Comportamento do Consumidor

Albany da Silva Mendonça

Roberto Meireles Pinheiro

José Mauro Gonçalves Nunes

Adalberto Belluomini

Mestre

Mestre

Doutor

Mestre

Comunicação Integrada de Marketing na Era Digital

 

Marie Haim

Roberto Raupp

Vera Waissman

Patrícia Ricelli Galante de Sá

Mestre

Mestre

Mestre

Mestre

Formação e Administração de Preços

Jorge Manoel Teixeira Carneiro

Fabiano Simões Coelho

Roberto NemeAssef

Cristóvão Pereira de Souza

Doutor

Mestre

Mestre

Mestre

Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing

Carlos Renato Seabra de Almeida

Roberto Malheiros Moreira

Wladimir Salles

FernanadoSabáArbache

Mestre

 

Mestre

Mestre

Mestre

Gestão de Serviços e Marketing Interno

Patrícia Ricelli Galante de Sá

Alcir Roberto Malacarne

Alexandre Vianna Araújo

Valdecy Faria Leite

Mestre

Mestre

Mestre

Doutor

Gestão de Vendas

Fernando Roberto de Andrade Marchesini

Elson Adalberto Teixeira

Mário Eduardo Gomes da Cunha

Ronaldo Gitahy Salim

Mestre

 

Mestre

Especialista

 

Mestre

Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas

Hélio Arthur Irigaray

José Eduardo Nasser

Mário Márcio Peixoto Ramalho

Alexandre Vianna Araújo

Doutor

Mestre

Mestre

Mestre

Pesquisa de Mercado

José Antônio Ferreira de Oliveira

Adalberto Belluomini

Cláudio Hoffmann Sampaio

Sônia Pereira Koehler

Mestre

 

Mestre

Doutor

Mestre

Planejamento Estratégico de Marketing

Hélio Arthur Irigaray

Rodrigo Martins Navarro de Andrade

RainyWorkmann Afonso de Menezes

André Vidal Perez

Doutor

Mestre

 

Mestre

 

Mestre

Gestão e Operação de Franquias

Daniel Rigosa Plá Homedes

Eliane Bernardino

Arthur Nogueira Nemer

Mestre

Mestre

Mestre

Princípios fundamentais de Marketing na era digital

 

Fernando R. A Marchesini

Marcelo Ivanir Peruzzo

Jeffrey Hanson Costa

Ben Thion Chi

Mestre

Mestre

Mestre

Mestre

Novos Modelos de Negócios Digitais, As Redes Sociais e a Empresa

 

Jeffrey Hanson Costa

Marcelo Krieger

Antonino Felício dos Santos de Carvallho

Mestre

Mestre

Mestre

As Redes Sociais e a Empresa

Antonino Felício dos Santos de Carvallho

Ben Thion Chi

Marcelo Krieger

Mestre

 

Mestre

Mestre

Negociação Comercial

Francisco Rage Bittencourt

Dorval OlívioMallmann

Fernando José da Rocha Camargo

Mestre

Doutor

Mestre

Propaganda e Promoções

Marie Haim

Roberto Raupp

Vera Waissman

Mestre

Mestre

Mestre

Direito do Consumidor

 

Sylvia Helena Vergara

Ricamar Peres B. F. Maia

Nayra Cristina Maciel Assad Pinto

Marcos César de Souza Lima

Mestre

Mestre

Especialista

 

Mestre

Finanças para Executivos de Marketing

Carlos Alexandre Barbosa da Silva Sá

Milton Juer

Luis Filipe Rossi

Mestre

 

Mestre

Doutor

Marketing Internacional

Pedro Guilherme Kraus

RainyWorkmann Afonso de Menezes

Marcos Licínio da Costa Simões

Doutor

Mestre

 

Mestre

 

 

 

 

 

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