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MBA

Gestão em Tecnologia da Informação

 Coordenação Acadêmica: Professor Agliberto Alves Cierco

 

OBJETIVO DO CURSO

Proporcionar uma visão estratégica dos processos organizacionais e de como os diversos processos dentro das organizações afetam o resultado como um todo, do ponto de vista da Tecnologia da Informação.

As disciplinas são interligadas provendo uma visão gerencial que auxiliará na disponibilização das informações que serão a base das tomadas de decisão e do controle dos processos.

 

MERCADO EMPREGADOR

Indústrias, fornecedores de bens e serviços, operadores, organizações governamentais e não governamentais.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de nível superior com familiaridade com Tecnologia da Informação

 

METODOLOGIA DO TCC

O trabalho é individual. Será um projeto empresarial sob a forma de um plano de negócios. Deverá ter caráter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado à realidade profissional dos alunos participantes, e ser de interesse dos componentes do grupo. O trabalho terá acompanhamento (e apoio) do professor orientador e/ou do coordenador acadêmico do curso.

 

 

Disciplinas do curso por módulo

 

 

MÓDULO DE GESTÃO

 

1

Gestão de Competências Gerenciais - 24 h.h.

2

Gestão de Mudanças - 24 h.h.

3

Técnicas de Apresentação – 12 h.h.

4

Metodologia Científica – 12 h.h.

5

Análise de Viabilidade de Projetos - 24 h.h.

6

Gestão Contábil - 24 h.h.

 

 

MÓDULO DE GESTÃO ESTRATÉGICA

 

7

Estratégia Empresarial - 24 h.h.

8

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual - 24 h.h.

9

Marketing de Negócios - 24 h.h.

10

Negociação e Administração de Conflitos - 24 h.h.

 

 

MÓDULO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÀO

 

11

Alinhamento Estratégico de TI - 24 h.h.

12 .

Comércio Eletrônico - 24 h.h.

13

Consultoria em TI - 24 h.h.

14

Gerenciamento de Projetos - 24 h.h.

15

Gestão da Infraestrutura em Tecnologia da Informação - 24 h.h.

16

Gestão da Segurança da Informação - 24 h.h.

17

Gestão de Contratação e Direito da TI - 24 h.h.

18

Governança Corporativa de TI - 24 h.h.

19

Metodologias Ágeis - 24 h.h.

 

 

 

 

MÓDULO DE GESTÃO

Gestão de Competências Gerenciais

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Dotar o aluno de uma visão organizacional do ponto de vista comportamental.

Apresentar tópicos sobre comunicação interpessoal, liderança e seus paradoxos, tomada de decisões, administração de conflitos, recrutamento e seleção e seus reflexos na organização, criando um ambiente motivador para a equipe e, com isso, atingir os melhores resultados.

Conteúdo:

O Capital Humano na organização: a função estratégica de RH. Trabalho e emprego na economia do conhecimento. A nova perspectiva de carreira profissional na economia do conhecimento. Formulação e desenvolvimento de talentos, avaliação de potenciais, desempenhos, gerenciamento da remuneração e do sistema de benefícios. Indicadores de Performance. Análise do Retorno de Treinamento (ROT). O novo perfil do profissional para a economia do conhecimento

 

Gestão de Mudanças

Carga Horária:24 horas-aula

Conteúdo:

Percepções e comportamentos em mudanças. Cultura e poder: fatores intervenientes em processos de mudanças organizacionais. Integração: metáforas organizacionais, estratégias e mudanças. Teorias e teóricos em mudanças organizacionais. Tipologia das mudanças organizacionais, características e abrangência. Mudanças tecnológicas e os impactos nas perspectivas da análise organizacional. Mudanças habilitadas pela TI.

 

Técnicas de Apresentação

Carga horária 12 horas-aula

Conteúdo:

Análise dos tipos de manifestações da fala pública. Conceitos relacionados à comunicação. Estudo das variáveis psicológicas que envolvem o medo de falar em público. Estudo prático de técnicas aplicadas a apresentações baseados na oratória e na neolinguística. Objetivos estratégicos e argumentação. Posições perceptivas e suas variáveis. e comunicação em seu sentido mais amplo.

 

Metodologia Científica

Carga horária 12 horas-aula

Conteúdo:

Definição da metodologia. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Gestão Estratégica da Informação. O método científico. Projeto de pesquisa. Referencial teórico. Relatório final.

 

Análise de Viabilidade de Projetos

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Apresentar os conceitos de avaliação de projetos de investimentos, desde os fundamentos de matemática financeira, a fim de que o aluno fique apto a desenvolver projetos de investimentos, aplicado imediatamente o que viu em sala de aula.

Conteúdo:

Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Decisão de iniciar um projeto. Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade. Viabilidade de projetos com outputs intangíveis. Frameworks para Viabilidade de Projetos de TI.

 

Gestão Contábil

Carga horária: 24 horas-aula

Objetivo da disciplina:

Capacitar o aluno a interpretar os demonstrativos financeiros de uma organização, entendendo a finalidade e os objetivos da contabilidade, custos e orçamento, bem como a dinâmica da integração em uma empresa e sua importância para o controle gerencial.

Conteúdo:

Contabilidade e o significado dos relatórios econômico-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento.estrutura.Valor da empresa.Taxa de desconto.Valor residual.Indicadores do mercado: preço / valor patrimonial da ação, preço / lucro por ação, PL justo.Necessidade de Capital de Giro e efeito tesoura.

 

MÓDULO DE GESTÃO ESTRATÉGICA

Estratégia de Empresas

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina:

Desenvolver a visão estratégica na gestão dos negócios, habilitando os alunos a implantar/utilizar um modelo de Planejamento Estratégico analisando cenários e elaborando diagnósticos organizacionais.

Conteúdo:

Planejamento Estratégico: Conceitos, processos e Escolas. Análise de setor industrial e de posição competitiva. Modelo SWOT. Modelo das Forças de Porter. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

 

 

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual

Carga Horária: 24 horas-aula

Conteúdo:

Economia do conhecimento. Conhecimento tácito e explicito. Gestão Estratégica do Conhecimento. Formas de transmissão do conhecimento na empresa. A espiral do conhecimento. Tecnologias para gestão do conhecimento. Metodologias para projetos e gestão do conhecimento. Capital Intelectual. Taxonomia do Capital Intelectual. Mensuração de intangíveis. Inovação tecnológica. Empreendedorismo.

 

 

Marketing de Negócios

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Apresentar os conceitos de marketing, analisando as principais variáveis determinantes de um processo de planejamento de marketing. Apresentar as noções da criação de valor para o consumidor. Apresentar noções de análise do ambiente, mercado, concorrência, consumidores. Saber como determinar e comunicar os atributos diferenciadores da empresa e administrar o seu composto de marketing. Estabelecer alternativas estratégicas de competição e como estas se encaixam no Planejamento de Marketing.

Conteúdo:

Definição de Marketing. Definição do Produto/Serviço. Definição do Preço. Estratégias de Distribuição. Propaganda. Pesquisa e Segmentação de Mercado. Endo-Marketing e Marketing de Relacionamento. Marketing em Ambientes Digitais. Marketing e Publicidade na WEB. Comportamento do consumidor na WEB.

 

Negociação e Administração de Conflitos

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Apresentar as principais técnicas de negociação, objetivando sua aplicação nas atividades profissionais dos participantes.

Conteúdo:

Negociação como instrumento gerencial. Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder.

 

 

 

MÓDULO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÀO

 

 

 

Alinhamento Estratégico de TI

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Acompanhar o desempenho do aluno durante o curso, especificamente no desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso e também servir como elo entre a teoria apresentada e os cases de sucesso no mercado.

Conteúdo:

A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação. Reengenharia de processos de negócios. O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O papel da informação e o comportamento organizacional. A informação na definição e execução de estratégias e na integração da estratégia às ações. Gestão de Mudança organizacional. Alinhamento estratégico de TI. Aplicação estratégica de ERP e CRM.

 

 

Comércio Eletrônico

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Tem como objetivo permitir que os alunos desenvolvam e apliquem os conceitos de Comércio Eletrônico, como suporte à tomada de decisão. Identificar os indicadores aplicáveis no contexto empresarial

Conteúdo:

Definição do Comércio Business-to-Consumer (B2C). Definição dos fatores que determinam os modelos de negócios de marketing eletrônico para o varejo. Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de Pagamento Eletrônico. Descrever o Comércio Eletrônico do tipo Business-to-Business (B2B). Modelo de Arquitetura para B2B no Comércio Eletrônico. Características de mercados orientados ao fornecedor. Características de mercados orientados ao cliente (e-Procurement). Analisar a importância da Logística e da Reengenharia de Suprimentos em B2B.

 

 

Consultoria em TI

Carga horária: 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Proporcionar a reflexão quanto ao papel desempenhado pela consultoria em TI, fornecendo subsídios teóricos e práticos para o exercício da atividade.

Disponibilizar ferramentas para que a função de consultoria possa ser desempenhada com efetividade na parceria consultor-cliente, evidenciando situações críticas na atuação do consultor

Apresentar os requisitos para ser um consultor ético e respeitado, com as habilidades necessárias a nível pessoal, interpessoal, grupal e organizacional

Conteúdo:

A atividade de consultoria em TI.  Distinções entre consultoria externa e interna. Características e habilidades do consultor.  Fases do processo de consultoria.  Construção da relação consultor-cliente.  Lidando com as resistências. Planejamento, implementação e acompanhamento de projetos de consultoria. Modelos de diagnóstico. Instrumentos e ferramentas de consultoria. Construção de relatórios. Consultoria interna de TI.

 

 

Gerenciamento de Projetos

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Apresentar conceitos essenciais para o entendimento da função do gerente de projetos, praticando os principais processos preconizados pelo PMI - Project Management Institute e permitindo que, ao final do módulo, o aluno esteja apto a gerenciar um projeto conseguindo o melhor da sua equipe.

Conteúdo:

Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos. As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK. Ciclo de Vida dos Projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Estruturas Analíticas de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Método PERT/CPM. Caminho Crítico. Cronograma Físico e Financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Lições Aprendidas. Gerenciamento de Projetos de TI.

 

 

Gestão da infraestrutura em TI

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Compreender os processos de desenvolvimento e de gestão de serviços em TI

Conteúdo:

Plataformas de sistemas operacionais: Aspectos arquiteturais, funcionalidades, aplicações; Arquiteturas de aplicações: Conceitos básicos (cliente/servidor, three-tier, n-tier), Plataformas de Middleware, Tecnologias baseadas em Web.

 

Gestão da Segurança da Informação

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

Analisar o paradoxo da alta dependência da informação versus a alta vulnerabilidade na transferência e manuseio destas informações, conhecendo as fases da informação e importância no contexto de SI.

Conteúdo:

Visão sistêmica da segurança da informação. Políticas e estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Análise de Riscos. Certificados Digitais. Criptografia. Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP). Planos de Contingência e de recuperação de desastres.

 

 

Gestão de Contratação e Direito da TI

Carga horária 24 horas-aula

Conteúdo:

Planejamento de aquisições e contratação. Avaliação e seleção de fornecedores e modalidades de contratação. Melhores práticas de Terceirização. Elaboração e gestão de Acordos de Nível de Serviços. Outsourcing. SOW – Statement of work. Solicitação de respostas de fornecedores. RFP (Request For Proposal), RFI, RFQ. Avaliação e seleção de fornecedores. Tipos de contratos e Licitações. Administração de contratos. Encerramento de contratos.

 

 

Governança corporativa de TI

Carga horária 24 horas-aula

Objetivo da disciplina

O objetivo da disciplina é apresentar, sob o prisma da Governança Corporativa, o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

Conteúdo:

Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I. Centralização x Descentralização. Quando comprar x quando fazer (Modelos Make or Buy). Modelos de Terceirização de sistemas (Outsourcing). Relacionamento com usuários e com a alta direção..O papel das Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Gestão de TI. Certificações CMM, CMMi, ITIL, Cobit, ISO 9000-3. Contratos de SLA. O papel do CIO (Chief Information Officer)

 

 

Metodologias Ágeis

Carga horária 24 horas-aula

Conteúdo:

ASM Agile Scale Management. Desenvolvimento em vários times simultâneos. Elicitação e histórias de usuário. Filosofia da Agilidade.  Gestão Ágil. Manifesto Ágil e desenvolvimento ágil. Modelo Sequencial e preditivo versus modelo iterativo adaptativo. Modelo Ágil. Princípios e recomendações. Processo decisório baseado em fatos. práticas, exemplo, gestão de times e terceirização. SCRUM. Seis Sigma e A3.    

 

TOTAL: 432 horas-aula   

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