LOGO-MARCA

cursos

MBA

Gestão Estratégica de Pessoas

Coordenação Acadêmica Profª. Drª. Ana Ligia Nunes Finamor

 

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver competências que adicionem valor ao desempenho de funções estratégicas em áreas ligadas à Gestão de Pessoas;

Criar um ambiente de debate sobre experiências em torno da realidade das empresas num contexto globalizado;

Desenvolver a capacidade de negociar e administrar conflitos, alinhando as estratégias e os processos da área de gestão de pessoas aos princípios da ética e da sustentabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

Aprimorar habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de pessoas e equipes;

Desenvolver a capacidade de negociação com a finalidade de gerenciar demandas conflitantes de pessoas e equipes;

Desenvolver a capacidade de reconhecer competências com a finalidade de construir equipes de alto desempenho.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão de pessoas como forma de maximizar o resultado da organização e sua sustentabilidade;

Gestores que busquem aperfeiçoar competências relacionadas à liderança de equipes.

METODOLOGIA DO TCC

Forma de orientação: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oriundo de um Projeto de Gestão de Pessoas, realizado em grupo a partir de uma disciplina do Curso – tópico especial chamada Projeto em Gestão de Pessoas. O TCC é realizado individualmente e orientado pelo mesmo professor que orientou e acompanhou a elaboração do Projeto de Gestão de Pessoas. No TCC o aluno deverá se aprofundar em uma das áreas deste Projeto, realizando uma revisão de literatura coerente com o tema escolhido e detalhando mais esta área especifica. Haverá orientação à distância e presencial.

Critérios de correção: Os critérios de correção incluem o nível de aprofundamento do tema escolhido, a qualidade da revisão de literatura e consequente coerência com o trabalho, a redação conforme as normas da ABNT e o cumprimento dos prazos estipulados.

Prazo de entrega: Os alunos terão até 90 dias após a apresentação do Projeto de Gestão de Pessoas, que é a última disciplina do Curso, para entregar o seu TCC.

DOCUMENTOS BASE

a) Regimento do Programa FGV Management e Regulamento dos cursos FGV Management.

b) Norma de Padronização da Apresentação TCC 11/2009 e Apenso a Norma 11/2009.

c) Instrução Normativa IDE Nº 05/2013  -  Diretrizes da Trilha MBA da Área de Pessoas                                                               

 

DISCIPLINA ISENTA DE PROVA:

Projeto em Gestão de Pessoas – pelo caráter da disciplina, que constitui no desenvolvimento de um projeto de gestão de pessoas, a avaliação desta disciplina é composta da entrega do projeto escrito, com peso de 70% e da apresentação oral , q vale 30 %.

Jogo de Negócios - O módulo de JOGO DE NEGÓCIOS busca o alinhamento da Gestão de Pessoas aos negócios empresariais, através de uma dinâmica que simula uma competição em grupo em um ambiente organizacional, e pelo caráter eminentemente prático da disciplina, a avaliação é através de um relatório resultante do processo vivenciado durante o módulo.

Gestão de Carreira – A disciplina Gestão de Carreira estará isenta de prova já que o seu objetivo é gerar condições ao aluno para um melhor gerenciamento da sua própria carreira e está inserida num projeto mais abrangente no Curso que tem este sentido. A avaliação será através do plano de desenvolvimento pessoal e profissional construído pelo aluno, valendo 100%.

 

 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A

 

NÚCLEO COMUM

GESTÃO DE PESSOAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Condicionantes externos e as mudanças organizacionais.  Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Desafios do líder e do Especialista em RH.

 

GESTÃO DA MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional. 

 

INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Inovação e conhecimento como diferencial estratégico. Modelos para inovação.  Gestão do conhecimento como fator de sustentabilidade da organização e de inovação. Estratégias para aprendizagem contínua e compartilhamento do conhecimento. Processo de Gestão do Conhecimento.

 

 

GESTÃO ESTRATÉGICA

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Conceituação de estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências. Pontos fortes e fracos. A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Balanced Scorecard (BSC).

 

 

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Conceitos, princípios e fundamentos de Ética e Sustentabilidade. Ética, moral e valores.   Ética e Poder nas organizações. Desafios éticos. Sustentabilidade como vantagem competitiva.   Liderança, ética e sustentabilidade.

CARGA HORÁRIA DO BLOCO 1: 120 H/A

BLOCO 2

 

 MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

 

CONSTRUÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Trabalho em equipe. Equipes de alto desempenho. Gestão de equipes de alto desempenho. Estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

 

RETENÇÃO DE TALENTOS E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Retenção e desenvolvimento de talentos. Influência do contexto organizacional.  Políticas e estratégias de valorização e retenção de talentos.

 

COACHING E MENTORING

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Processo de Coaching. Processo de  Mentoring. Impactos no desenvolvimento pessoal e profissional. Relação entre Coaching & Mentoring.

 

 

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.

 

 

 

CARGA HORÁRIA DO BLOCO 2: 96 H/A

 

 

BLOCO 4

 NÚCLEO COMPLEMENTAR

 

(   x   ) GESTÃO DE CARREIRA                 

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Conceituação de carreira.  Tendências na gestão de carreira. Impactos das reestruturações organizacionais na gestão de carreira. Papéis da organização e do indivíduo no planejamento da carreira. Modelos de planejamento de carreira. Redução dos postos de trabalho e empregabilidade.   Instrumentos de gestão da carreira. Barreiras à concretização de projetos de vida profissional. Planejamento financeiro pessoal

 

(  x   ) COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA                                                

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Comunicação interpessoal: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Comunicação e as redes sociais. Comunicação com os vários públicos organizacionais.  Plano de comunicação corporativa. Marketing de Relacionamento como diferencial competitivo. Ações de Marketing de Relacionamento. A importância da tecnologia na comunicação: principais instrumentos.

 

(  x   ) METODOLOGIA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos de pesquisa. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica. Uso de padrões de referência (ABNT). Elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica. Plano do TCC.

 

(   x   ) GESTÃO DE DESEMPENHO                                                                               

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Conceito de gestão de desempenho. Ciclo da gestão de desempenho. Avaliação de desempenho.

 

(   x   ) GESTÃO CONTÁBIL FINANCEIRA

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Fundamentos da Contabilidade. Demonstrações contábeis de acordo com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração do resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Participações societárias e variações do Patrimônio Líquido. Situação financeira x situação econômica. Critérios de análise econômico-financeira: análise vertical, horizontal e indicadores de liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade.

 

(   x   ) JOGOS DE NEGÓCIOS

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Alinhamento da Gestão de Recursos Humanos aos negócios empresariais

 

Disciplinas do BLOCO 3 - Opcionais como complementares no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas:

 

(   x   ) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Gestão de competências como modelo de gestão estratégica. Implantação da gestão por competências. Aplicação da gestão de competências nos diferentes processos.

 

(   x   ) ARQUITETURA DE SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO

Código da disciplina:

Carga Horária: 24 h/a

Ementa: Da remuneração tradicional à estratégica.  Sistema de remuneração.   Sistemas de remuneração tradicional.  Pesquisa salarial.  Sistemas de remuneração estratégica. Estruturação de Planos de Participação nos Resultados.

 

Tópico Especial

Nome da disciplina:

(  x   ) Projeto em Gestão de Pessoas

 

Carga Horária:24 h/a

 

Objetivos de Aprendizagem:

·         Reconhecer a estrutura básica de um projeto;

·         Definir um escopo de projeto na área de gestão de pessoas;

·         Identificar os principais stakeholders envolvidos num projeto;

·         Desenvolver um projeto na área de gestão de pessoas;

·         Reconhecer projetos referência na área de gestão de pessoas.

Ementa:

Projetos em Gestão nas Organizações. Projetos em Gestão de Pessoas. Desenvolvimento de Projetos em Gestão de Pessoas Cases de projetos bem sucedidos em Gestão de Pessoas.

 

Conteúdo Programático:

1.       Projetos em Gestão nas Organizações

1.1   definições

1.2   principais stakeholders

2.       Projetos em Gestão de Pessoas

2.1   identificação de demanda e necessidades

2.2   escopo e proposição

2.3   critérios de seleção

2.4   alinhamento com a estrutura organizacional

3.       Desenvolvimento de Projetos em Gestão de Pessoas

3.1   estruturação e modelos

3.2   gerenciamento

4.       Cases de Projetos em Gestão de Pessoas

4.1 utilização de benchmarking como ferramenta de gestão

 

Bibliografia:

CARVALHO, M. M. de e Rabechini Jr., R. Construindo competências para gerenciar projetos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

VALLE, André et alFundamentos do gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

MENEZES, Luis César. Gestão de projetos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAXIMIANO, Antonio César. Administração de projetos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

 

CARGA HORÁRIA DO BLOCO 4: 216 H/A

 

 

Compartilhar