LOGO-MARCA

cursos

MBA

Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

Coordenação Acadêmica:  Prof. Dr. André Limeira

OBJETIVOS GERAIS

Atualizar e aprofundar conceitos da área de finanças, utilizando ferramentas visando aumentar de forma significativa o índice de sucesso em tomada de decisão levando-se em consideração o aspecto de sustentabilidade do negócio.

Utilizar ferramentas que possibilitem a transformação do plano estratégico em medidas operacionais que gerem valor para a empresa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Atualizar e aprofundar conceitos na área de gestão financeira corporativa, como a interação entre decisões de financiamento e decisões de investimento, proporcionando capacitação nas fases de planejamento, execução e controle das finanças de uma organização, além do conhecimento das modernas técnicas de Auditoria.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área contábil financeira: controllers, contadores, os usuários da informação contábil, como investidores, financiadores, analistas de mercado, diretores de relações com investidores, membros de conselhos fiscais, comitês de auditoria e consultores de investimentos.

 

METODOLOGIA DO TCC

Os alunos deverão realizar, individualmente, o trabalho de conclusão de curso, TCC. Tal trabalho deverá ser aplicado à realidade profissional do aluno.  O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser constituído de 3 (três) partes: Introdução, corpo do trabalho e conclusão.

Orientação: A orientação do TCC será definida pelo coordenador acadêmico seguindo o Regulamento do MBA. A orientação poderá ser presencial ou a distância, via e-mail, com o professor orientador sendo indicado, pela coordenação acadêmica, até a data do início da orientação do TCC.

Critérios de correção: Os professores que farão a correção do TCC seguirão os seguintes critérios para corrigir os trabalhos; Estruturação e formatos de apresentação, Desenvolvimento do trabalho e qualidade das pesquisas realizadas, referências e bibliografia; Sequência lógica; início meio e fim. Introdução, corpo do trabalho e conclusão coerentes com a proposta do trabalho.

DOCUMENTOS BASE

a) Regimento do Programa FGV Management e Regulamento dos cursos FGV Management.

b) Norma de Padronização da Apresentação TCC 11/2009 e Apenso a Norma 11/2009.

c)Instrução Normativa nº 11/2015, de 26/08/2015– Diretrizes da Trilha de MBA da Área de Finanças.

 

DISCIPLINA ISENTA DE PROVA

Nome da disciplina: Jogo de Negócios

Justificativa para a ausência de prova:avaliação feita em sala de aula mediante trabalhos apresentados pelos alunos, cujo objetivo é consolidar todas as ferramentas discutidas ao longo do curso.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL:  432 H/A

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

(BLOCO 1)

 

1. Matemática Financeira (24 h/a)         

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

 

2. Finanças Corporativas (24 h/a)           

Visão geral de finanças. Teoria de risco e retorno. Indicadores financeiros para análise viabilidade de projetos de investimento. Fundamentos de avaliação de empresas.

 

3. Economia Empresarial (24 h/a)          

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

 

4.Contabilidade Financeira (24  h/a)    

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

 

5.Sistema Financeiro Nacional (24 h/a)              

Introdução ao Sistema Financeiro Nacional.  Políticas Econômicas. Riscos e Controles.  Moeda, bancos e bancos centrais. Autonomia operacional dos bancos centrais.  Bancos múltiplos. Intermediários ou auxiliares financeiros.

DISICPLINAS ESPECÍFICAS

(BLOCO 2)

 

6.Controladoria (24 h/a)             

Indicadores e sistemas de controle gerencial. Estrutura de uma controladoria. Controle gerencial e o comportamento. Estruturas empresariais e o controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

 

7.Gestão do Capital de Giro (24 h/a)    

Gestão de capital de giro. Fluxo de caixa. Investimentos em capital de giro. Gestão de disponível. Gestão de valores a receber. Gestão de estoques.

 

8.Contabilidade de Receitas,  Contingências e Grupos Empresariais  (24 h/a) 

Investimento em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas. Provisões, ativo e passivo contingente. Receita de vendas e de serviços.

 

9.Gestão de Tributos (24 h/a)  

Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Liquido, PIS e Confins.

 

10.Auditoria das Demonstrações Financeiras (24 h/a) 

Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes

 

11.Gestão de Custos (24 h/a)   

Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável. Formação de preços baseada em custos.

 

12.Orçamento e Controle  (24 h/a)        

Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

 

13. Governança Corporativa (24 h/a)    

Arquitetura de Governança Corporativa; Conceitos e Princípios de Governança Corporativa; Segregação entre a Propriedade e a Gestão; Boas práticas de Governança Corporativa;  Níveis de governança no mercado de capitais brasileiro; Intangíveis e a geração de valor ao acionista e aos demais stakeholders.

 

14.Contabilidade de Ativos Relevantes (24 h/a)            

Principais conceitos relativos às demonstrações contábeis. Contabilização de: Instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, propriedade para investimentos, ativos Biológicos e intangíveis (exceto goodwill).

 

 

DISICPLINAS COMPLEMENTARES

(BLOCO 3)

 

 

1.Comunicação Interpessoal e Corporativa (24 h/a)

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Elementos fundamentais da comunicação empresarial. Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento. Técnicas de apresentação: exercícios práticos.

 

2.Análise de Projetos de Investimento (24 h/a)             

Análise do Risco e Retorno; CAPM e CMPC. Análise dos Fluxos de caixa; nominal e real.  Critérios para determinação da viabilidade de projetos; VPL, TIR, TIRM, Payback, ILL. Análise de Sensibilidade. Análise de Cenários. Análise dos Indicadores. Análise do Risco de Crédito.

 

3.Gestão Estratégica (24 h/a)   

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balancedscorecard (BSC)

 

4.Jogos de Negócios (24 h/a)

Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial.

Compartilhar