LOGO-MARCA

cursos

MBA

Gestão Estratégica de Esportes

Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor

 

Objetivo

Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao participante atingir eficiência e eficácia na realização do exercício profissional. Estimular o entendimento e a prática da visão sistêmica relacionada ao planejamento e aos processos que predizem a gestão de esportes. Aprimorar a competência interpessoal em liderança e comunicação.

Público-alvo

Gerentes, supervisores, chefes de setor, empreendedores, profissionais que tenham como objetivo alavancar resultados por meio de uma gestão esportiva eficiente.

 

Metodologia do TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso será realizado individualmente e será orientado de modo a ter foco na utilização prática ligadaà gestão esportiva. Haverá orientações à distância e presenciais, com o suporte de um orientador. Os alunos terão até 30 dias após a ultima aula do curso para entregar o seu TCC.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 horas aula

 

Disciplinas

1) Liderança, Motivação e Equipes

Carga Horária: 24 Horas-aula 

Ementa:

Liderança como essência da gestão. Diferenciação entre gerente e líder. Estilos de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes. Tipos de equipes. Metas de equipes. Gerenciamento do desempenho e integração de equipes. Conceito de motivação. Teorias motivacionais.

 

2) Contabilidade para Executivos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Fundamentos da Contabilidade. Planejamento Contábil. Demonstrações Contábeis. Participações Societárias e variações do patrimônio líquido. Análise Econômico-Financeira como instrumento de decisão.

 

3) Gerenciamento de talentos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Gestão de Competências. Formas tradicionais de remuneração. Remuneração Estratégica. Processos de recrutamento e seleção. Avaliação de desempenho. Programas de capacitação e desenvolvimento.

 

4) Cenários e Tendências da Economia no Esporte

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Conceitos econômicos. Mensuração da atividade econômica esportiva. Cenários e tendências do setor esportivo.

 

5) Gestão Estratégica

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Evolução do pensamento estratégico. A gestão estratégica no novo milênio. Análise do Ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do Ambiente Interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e plano de ação.

 

6) Análise de Projetos e Investimentos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Análise da necessidade de capital de giro. Ciclo de caixa. Ciclo Operacional. Risco e Retorno.Fluxo de Caixa dos investimentos e capital de giro. Critérios para análise de projetos. Avaliação de projetos.

 

7) Marketing Esportivo

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

O conceito de Marketing. O ambiente de marketing. Elementos do composto de marketing. Comportamento do Consumidor. Segmentação de mercado. Posicionamento. Gestão de Marketing como ferramenta competitiva. Planejamento e Gestão Estratégica de marketing esportivo.

 

8) Matemática Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Relação Fundamenta e taxas de juros. Regime de Juros Simples. Regime de juros Compostos. Séries uniformes de pagamentos. Sistemas de amortização. Métodos de análise de fluxos de caixa. Desconto.

 

9) Gestão de Projetos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Definições e conceitos básicos. Principais características e “alvos” em projetos. Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida e fases. Gerenciamento de projetos: as nove áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Elaboração de projetos: conceitos e aspectos básicos. Ferramentas básicas para elaboração e acompanhamento de projetos.

 

10) Negociação

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Quais são as características de um bom negociador? Qual é o perfil do negociador brasileiro? Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de parte em negociação. Maximização de resultados / relacionamento com as partes. Uso da uniformização do tempo e do poder.

 

11) Logística

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Gestão de serviços, localização e redes. Logística de transporte e distribuição. Vistoria em locais de competição. Instalações esportivas e não-esportivas.

 

12)  Gestão Estratégica da Informação

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Conceitos de Processos. Reengenharia de Processos. Metodologia para a gestão estratégica da informação e inovação nos processos. Estágios de uso estratégico da tecnologia da informação (teoria de Plateaus) TI e Novos Modelos Organizacionais. Aplicação Estratégica de ERP e CRM.Tecnologia da informação aplicada ao esporte.

 

13) Administração e Comunicação de Unidades Esportivas

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Gestão de espaços públicos e privados para o esporte e para atividade física. Segurança, suprimentos e outros fatores de apoio. Calendário de atividades. Comunicação integrada à Gestão.Relato de experiências nos diversos espaços da prática esportiva e de atividades físicas.

 

14) Gestão e Comercialização de Eventos Esportivos

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Técnicas de elaboração, administração e avaliação de projetos no segmento esportivo. Políticas, programas e projetos na área de esportes. Organização de eventos esportivos. Comercialização de eventos esportivos.

 

15) Estrutura, Patrocínio e Funcionamento do Esporte

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

A organização esportiva e das atividades físicas: histórico. A nova organização do esporte e da atividade física no Brasil. O esporte como iniciativa não estatal. Os clubes, as academias e as e as organizações do esporte pelos setores privado e público no Brasil. Estratégias de patrocínio. Parcerias e acordos de cooperação mútua.

 

16) Bases do Direito e da Legislação Esportiva

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

Dimensões do Direito Esportivo. Esporte e a constituição Federal: história e atualidade. Direito ao esporte: formas, manifestações e problemas jurídicos. As Leis que incentivam a prática do esporte.

 

17) Projeto de Gestão Esportiva

Carga Horária:  36 Horas-aula

Ementa:

Desenvolvimento de um Plano de Gestão Esportiva. O plano de Gestão Esportiva: o ramo e as atividades inerentes; o estudo de mercado; a análise estratégica; o plano de marketing; a análise econômico-financeira; a estrutura e os elementos de benchmarks e motivadores.

 

18) Seminários em Esportes

Carga Horária:  12 Horas-aula

Ementa:

Abordagem de temas relevantes na área de gestão esportiva e atividade física. Técnicas de Apresentação. Discussão de cases de sucesso.

Compartilhar