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MBA

MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio

Coordenação acadêmica: Fabio Matuoka Mizumoto e Matheus Kfouri Marino
 
 
OBJETIVO DO CURSO
Capacitar o participante do curso para o uso de ferramentas empresariais modernas de
planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo
para a formação de um profissional multidisciplinar capaz de integrar equipes de alto
desempenho; identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa;
elaborar planos de marketing; estruturar e gerir uma unidade de inteligência de
negócios; desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado; e elaborar
documentos de gestão ou para captação de recursos por intermédio de Planos de
Negócio.
 
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio e
prestadores de serviços para este setor e que tenham pelo menos dois anos de
experiência profissional relevante.
 
CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 horas-aula
 
METODOLOGIA DO TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC será individual e orientado de
modo a ter foco na utilização prática da atividade profissional dos participantes.
Processo de elaboração: Para a construção do TCC, o aluno contará com aula presencial e orientação individual do orientador.
 
Orientação: A orientação do TCC acontecerá presencialmente na disciplina
Metodologia e Orientação de TCC após o término da última disciplina da turma. A
orientação também prosseguirá por email até a conclusão e entrega do TCC.
 
Critérios de correção: Os critérios de avaliação do TCC são os seguintes:
Relevância do Tema para a área do Agronegócio (aderência e
contribuição dos alunos para o desenvolvimento e a prática da profissão);
Coerência e Desenvolvimento do Tema (clareza, distribuição,
encadeamento lógico, criatividade e qualidade do trabalho em relação à
proposta do aluno);
Aderência à Metodologia Científica (de acordo com modelo sugerido no
Manual do TCC do aluno);
Conclusões e Visão dos Alunos (como se posicionam em relação ao
trabalho apresentado e quais as conclusões alcançadas em relação ao tema
proposto).
Prazo e forma de entrega: Os alunos deverão entregar seu TCC (único arquivo em
cópia eletrônica, formato de impressão, preferencialmente em pdf) em até 120 dias após
o término da última disciplina do Curso. Após a aprovação do Orientador o aluno
entrega a versão final em CD na Secretaria Acadêmica.
 
DOCUMENTOS BASE
a) Regimento do Programa FGV Management e Regulamento dos cursos FGV
Management.
b) Norma de Padronização da Apresentação TCC 11/2009 e Apenso a Norma
11/2009.
 
DISCIPLINA ISENTA DE PROVA
Metodologia e Orientação de TCC
Esta disciplina será avaliada apenas por trabalhos, sem a realização de qualquer prova
presencial e individual, por se tratar da orientação do trabalho de conclusão de curso.
 
ELENCO DE DISCIPLINAS
 
1 - Nome da disciplina: Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI*AEPA*10-24
Ementa: Revisão de conceitos de matemática financeira. Análise financeira e
econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores.
Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de
sensibilidade (incerteza e risco). Introdução à project finance. Fontes de financiamento.
Estudos de casos.
 
2 - Nome da disciplina: Cadeias Produtivas no Agronegócio
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* CPA*10-24
Ementa: Estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de
competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades
das cadeias produtivas.
 
3 - Nome da disciplina: Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: CMDI*AGRI06-24
Ementa: Política monetária, cambial e fiscal. Estudo dos fatores que determinam a
competitividade das economias. Estudos dos cenários econômicos nacionais e globais.
Cenários macroeconômicos e decisões de investimento. Fundamentos econômicos do
comércio internacional. Instrumentos de política. Blocos econômicos e acordos
internacionais.
 
4 - Nome da disciplina: Comercialização: Mercados e Contratos
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* CMC*10-24
Ementa: Conceitos gerais de mercado. Determinantes micro e macroeconômicos dos
preços. Margens de comercialização. Estrutura de mercado. Fundamentos da Teoria
dos Contratos. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização
em diversos setores do agronegócio.
 
5 - Nome da disciplina: Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: CFAPA*AGRI06-24
Ementa: Formação de preço em mercados competitivos e em mercados concentrados.
Características de oferta e de demanda. A dimensão espacial dos preços agrícolas. A
dimensão temporal dos preços agrícolas. A dimensão vertical dos preços. Risco de
preço. A formação dos preços no mercado internacional.
 
6 - Nome da disciplina: Direito Tributário e Trabalhista
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* DTT*10-24
Ementa: As formas de organização societária. Imposto de Renda na atividade rural –
Pessoa Física: rendimentos; contratos agrários; receitas/custos e despesas; apuração
do resultado. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Jurídica: lucro real,
presumido e arbitrado. Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre a
propriedade rural (ITR). Contribuição sindical rural. Contribuição previdenciária rural.
Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária. Estudos de caso. A
legislação trabalhista.
 
7 - Nome da disciplina: Financiamento do Agronegócio
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* FA*10-24
Ementa: O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da
Agricultura. Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de
negociação no mercado secundário. Financiamento de exportações de produtos
agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional. Utilização de
poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET – FCO –
FINAM e FINOR. Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio.
 
8 - Nome da disciplina: Fundamentos de Matemática Financeira
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* MF*10-24
Ementa: Conceitos básicos: princípio básico, valor do dinheiro no tempo. Juros simples
e juros compostos. Taxas e fluxos de caixa equivalentes: taxas equivalentes, nominais,
efetivas e proporcionais, sistemas de amortização e equivalência de fluxos de caixa.
Introdução à análise de projeto: VPL e TIR.
 
9 - Nome da disciplina: Gestão de Custos no Agronegócio
Carga Horária: 36 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* GCA*13-36
Ementa: Conceitos de Custos. Custeio das operações típicas do Setor. Análise das
relações entre Custo – Volume – Lucro.
 
10 - Nome da disciplina: Gestão de Pessoas
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* GP*10-24
Ementa: Comunicação estratégica. Liderança. Motivação e criatividade. Organização,
composição, tamanho e qualidade de equipes. Expandindo o conceito de equipe.
Treinamento e desenvolvimento de equipes. Distribuindo responsabilidades e avaliando
performance. Lidando com incerteza, mudança e estresse. Administração de conflitos.
 
11 - Nome da disciplina: Gestão de Riscos no Agronegócio
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* GRA*10-24
Ementa: Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração
de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas.
Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.
 
12 - Nome da disciplina: Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* IIAB*10-24
Ementa: Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de
blocos econômicos. Negociações internacionais. Perfil do negociador. O papel da OMC.
As estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.
 
13 - Nome da disciplina: Logística Empresarial no Agronegócio
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: LEA*AGRI06-24
Ementa: Conceitos gerais de logística. Modalidades de transporte. Intermodalismo.
Corredores. Sistemas de armazenagem nacional. Sistemas de informação e tecnologias
de apoio para decisões logísticas. Modelos matemáticos de otimização. Sistemas
informatizados de gestão empresarial (ERP). Descrição e análise de processos de
negócios. Arquitetura de sistemas de informações integrados. Sistemas informatizados
de suprimento de cadeias de produção (SCM).
 
14 - Nome da disciplina: Marketing e Gestão de Vendas
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: MKTGEV06-24
Ementa: Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de
relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas.
Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de
Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistic selling
 
approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança
em vendas.
 
15 - Nome da disciplina: Meio-ambiente e Agronegócio
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* MAA*10-24
Ementa: Legislação ambiental. Conformidade ambiental: áreas de preservação
permanente e reserva legal. Legislação ambiental. Novas oportunidades de negócio:
mercado de carbono, compensação ambiental. Perspectivas da agroenergia.
 
16 - Nome da disciplina: Metodologia e Orientação de TCC
Carga Horária: 36 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* TCC*13-36
Ementa: Conhecimento e ciência, definição do estudo, delimitação do estudo,
delimitação do projeto, técnicas de pesquisa, natureza do Plano de Negócios, definição
do estudo, elementos, pré-textuais, textuais, formato do texto, estrutura do texto,
desenvolvimento do plano de negócios, elementos, pós-textuais, citações e notas,
bibliografia
 
17- Nome da disciplina: Posicionamento Estratégico do Agronegócio
Carga Horária: 24 horas-aula
Código da disciplina: AGRI* PEA*10-24
Ementa: Estratégias do Posicionamento. Necessidade de reposicionamento do
agronegócio. Opções na eficácia operacional e no mercado para aumentar a
competitividade. Mapas estratégicos e prospecção de novos negócios. Consórcios e
condomínios rurais. Conglomerados competitivos e clusters. Dificuldade de
Implementação de estratégias no agronegócio. Ferramentas empresariais modernas.
Efeito das políticas públicas sobre a competitividade das agroindústrias brasileiras.
Estudos de caso.
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