LOGO-MARCA

cursos

MBA

Logística Portuária

 

Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc.

Objetivo:

·         Conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios das Operações e Logística Portuárias;

·         Desenvolver competências e técnicas que permitam estimular a racionalização dos processos logísticos portuários, o uso de tecnologias da informação aplicáveis às operações portuárias, a valorização do capital humano, a negociação cooperativa, o aumento da produtividade portuária, a identificação e redução de custos logísticos portuários, em ambiente de comprometimento social e ambiental.

 

Público-alvo:

Diante da importância e abrangência dos temas apresentados, o curso em questão está direcionado a Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nível superior e que atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas às operações e logística portuária.

 

 

Metodologia do TCC

Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, de caráter obrigatório, que poderá ser realizado sob forma de estudo bibliográfico, estudo de caso, pesquisa de avaliação, proposição de planos ou programas, pesquisa-diagnóstica ou qualquer outra forma usualmente aceita no meio acadêmico. Em todos os casos, o TCC deverá desenvolver tema alinhado ao conteúdo do curso em questão. O TCC deverá ser realizado individualmente.

CARGA HORÁRIA total: 432 horas aula

 

Quadro Curricular

Dimensões

Disciplinas

Carga horária

 

Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos

24

 

Tecnologia da Informação aplicada às Operações e Logística Portuária

24

Gerencial

Análise Econômico-financeira para Executivos Portuários

24

(168 h/a)

Planejamento e Gestão Estratégica de Portos

24

 

Negociação aplicada a Empreendimentos Portuários

24

 

Matemática Financeira

24

 

Análise de Investimentos e Riscos Portuários

24

 

 

 

 

Fundamentos de Operações e Logística Portuária

24

 

Logística Internacional Portuária

24

 

Gestão da Demanda e dos Estoques Portuários

24

Funcional

Desenvolvimento de Fornecedores e Aquisição de Materiais e Equipamentos Portuários

24

(192 h/a)

Transportes relacionados às Operações e Logística Portuárias

24

 

Gestão de Serviços Portuários

24

 

Gestão de Custos das Operações e Logística Portuárias

24

 

Gerenciamento de Projetos Empresariais Portuários

24

 

 

 

Integradora

Pesquisa e Desenvolvimento em Operações e Logística Portuárias

36

(72 h/a)

Jogo de Negócios (Business Game)

24

 

Tópicos Especiais em Operações e Logística Portuárias

12

 

Total

432


 

Conteúdo Programático

 

 

1)Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Aprendizagem e Cultura Organizacional. Pessoas como diferencial competitivo. Motivação, liderança, trabalho em equipe. Formação e Desenvolvimento de equipes.

 

2) Matemática Financeira

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Regime de Juros: Simples e Compostos. Proporcionalidade e equivalência de taxas. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Séries uniformes de pagamentos. Sistemas de amortização. Métodos de análise de fluxos de caixa.

 

3) Análise de Investimentos e Riscos Portuários

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

A gestão financeira das empresas no ambiente de supply chain. Análise dos riscos envolvidos em Investimentos Portuários. Metodologia para analisar o retorno de investimentos. Os principais indicadores aplicáveis.

 

4) Fundamentos de Operação e Logística Portuárias

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Operações Portuárias. Análise conceitual da função Logística. Estágio atual de desenvolvimento da Logística Empresarial (logística integrada, operadores logísticos, tecnologias de informação/comunicação, logística reversa). A infra-estrutura logística brasileira. A cadeia de suprimentos e suas relações portuárias.

 

5) Análise Econômico-financeira para Executivos Portuários

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Contabilidade e o significado dos relatórios econômico-financeiros. Demonstrações Contábeis.  Análise econômico-financeira das operações e logística portuárias.

 

6) Gestão da Demanda e dos Estoques Portuários

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Natureza das demandas. Técnicas estatísticas para a previsão das demandas. Análise dos tipos de estoques para as diferentes organizações. O modelo de Pareto (ABC). Procedimentos aplicáveis à gestão de estoques Portuários.

 

7)Desenvolvimento de Fornecedores e Aquisição de Materiais e Equipamentos Portuários

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Avaliação de materiais, equipamentos e serviços necessários a uma organização portuária. Estratégia de aquisições de bens e de serviços (Strategic Sourcing). Compra de equipamentos e de sistemas complexos. Práticas dos contratos em aberto, baseados em Just-in-Time. Parcerias com fornecedores. Formalização dos contratos de compra. Indicadores de desempenho.

 

8) Logística Internacional Portuária

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Estruturação de operações de comércio internacional. Política comercial: tarifas e barreiras não tarifárias. Blocos comerciais. Acordos Assinados entre a República Federativa do Brasil e Nações Amigas. Entidades Internacionais Ligadas à Área Portuária. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Transportes internacionais.

 

9) Planejamento e Gestão Estratégica de Portos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Planejamento como Instrumento de Mudança Organizacional. Referenciais Estratégicos Portuários: Visão de Futuro, Negócio, Missão Institucional e Filosofias Empresariais. Análise dos Ambientes Externo e Interno. Proposta de Valor. Objetivos Estratégicos e Plano de Ação. Parâmetros de Avaliação.

 

10) Tecnologia da Informação aplicada às Operações e Logística Portuárias

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A tecnologia da informação como mudança no ambiente de operações e logística portuárias. Sistemas inter e intraorganizacionais portuários. Os softwares aplicáveis às operações e logística portuárias. Aspectos de tecnologia da informação relacionados ao “Porto sem Papel”.

 

11) Transportes relacionadosàs Operações e Logística Portuárias

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Modalidades de transportes e sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e tempo. Os diversos tipos de transportadores e operadores logísticos que atuam em portos. Roteirização e controle de frotas. A intermodalidade e multimodalidade aplicáveis aos portos. A integração dos transportes marítimo, fluvial e hidroviário como indutor do desenvolvimento nacional.

 

12) Negociação aplicada a Empreendimentos Portuários

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas no ambiente portuário e da sua cadeia de suprimentos (supply chain). Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder.

 

13) Gestão de Serviços Portuários

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A participação dos serviços nas operações e logística portuárias. Avaliação econômico-financeira e estratégica quanto à terceirização/quarteirização. Equilíbrio custo/benefício na contratação de serviços. O uso de operadores logísticos. Aspectos relacionados ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO). Indicadores de desempenho para serviços.

 

14) Gerenciamento de Projetos Empresariais Portuários

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Metodologia geral para a elaboração de projetos. A natureza dos projetos empresariais portuários. Definição de objetivos, escopo e estratégia para execução de projetos. Técnicas de planejamento e de controle de projetos empresariais aplicados aos portos. O uso tecnologia da informação para planejar e controlar projetos. O tratamento econômico-financeiro dos projetos de empreendimentos portuários.

 

15) Gestão de Custos das Operações e Logística Portuárias

Carga Horária: 24 Horas-aula 

Ementa:

Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Planejamento e Controle de Custos das Operações e Logística Portuárias. Tipos de Custos Existentes: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades (ABC).

 

16) Pesquisa e Desenvolvimento em Operações e Logística Portuárias

Carga Horária: 36 Horas-aula

Ementa:

Reflexões sobre Projetos de Desenvolvimento das Operações e Logística Portuárias, à luz do estado da arte. Análises quantitativas e/ou qualitativas, das informações e dados obtidos. Por meio de avaliações circunstanciadas, são estabelecidas relações com a logística portuária, de forma aplicada ou generalizada.

 

17) Jogo de Negócios (Business Game)                 

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Integração das habilidades e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Utilização de ferramentas de medição do desempenho coletivo diante de desafios internos e externos no mundo dos negócios que envolvem as operações e logística portuária. Análise de riscos operacionais e financeiros. Uso de instrumentos de avaliação de resultados Gestão de conflitos.

 

18) Tópicos Especiais em Operações e Logística Portuárias

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

Por meio de aula, seminário, mesa redonda ou workshop, será definido, no decorrer do curso, um Tema referente às operações e logística portuária, para ser apresentado e debatido com a turma. Dentre outros, poderá ser escolhido um dos seguintes Temas: Ações Regulatórias e Legais; Ações da Iniciativa Privada; Ações de Governo; Marinha Mercante; Técnicas de Simulação em Operações Portuárias, Gestão pela Qualidade Total Portuária. Será desenvolvido Relatório Gerencial sobre o Tema escolhido.

Compartilhar