LOGO-MARCA

notícias

Design Thinking aplicado à Gestão de Projetos

Data: 10/05/2016

 

Independente do segmento no qual atua a sua empresa ou a empresa na qual você trabalha, o Design pode ser uma excelente ferramenta para a gestão de projetos.  Por meio das técnicas, ferramentas e conceitos de Canvas, Design Thinking e Lean é possível tomar decisões de maneira rápida e eficaz. No último dia 28, o professor Aldo Pires, Mestre em Sistemas e Computação e engenheiro eletrônico, falou sobre o tema na palestra pública promovida mensalmente pela Ideal Conveniada FGV.

“O Design Thinking é uma pratica desenvolvida no Vale do Silício e vem sendo empregada com muito sucesso no Gerenciamento de Projetos reduzindo os seus prazo, custos e aumentando de maneira significativa a qualidade e o grau de satisfação dos stakeholders”, explica o professor . Na palestra, foi apresentada uma perspactiva prática de cases de Design Thinking aplicado à Gestão de Projetos, bem como conceitos de práticas ágeis e Lean.

Segundo o especialista, por meio de uma abordagem co-criativa e de um processo de execução estruturado junto a um demandante, é possível criar produtos, serviços, desenhos ou redesenhos de modelos de negócio. “Inovar é uma tarefa árdua e muitas vezes frustrante, mas essencial para obter diferenciação no mercado. É preciso compreender ferramentas inovadoras que trazem novas visões de mercado, já que muitas das vezes com metodologias tradicionais de gestão não é possível gerar oportunidades de negócio”, declara.

Aldo informa ainda que o Design Thinking desponta como uma alternativa para suprir as lacunas deixadas por processos mais tradicionais. Por meio dele, é possível calcular riscos em projetos complexos. “A empatia, co-criação e prototipação são pontos específicos para captar essas lacunas e descobrir as reais necessidades do cliente, que consequentemente geram projetos com valor para os seus clientes”, alega.


Conhecendo a metodologia. Como a Consultoria em Design estratégico pode apoiar sua empresa?

Fonte: www.addtech.com.br

1.      Em projetos:

Compreender a viabilidade do projeto

Entender gaps entre o planejamento e a execução

Direcionar esforços para inovação e resultados expressivos

Agregar valor aos projetos

Compreender os impactos SMART do projeto

2.       Em negócios:

Entender as necessidades projetuais alinhadas às estratégias de negócio

Orientar as empresas sobre o caminho que deve ser perseguido para cumprimento de suas metas

Proporcionar negócios que agreguem valor as organizações e a seus clientes

 

LEGENDA
Prof. Aldo Pires, M.Sc. dos curso de MBA de Gestão Empresarial, Projetos, Marketing e TI da FGV desde 1999, tem experiência acadêmica de mais de 20 anos como professor.  Mestre em Sistemas e Computação e engenheiro eletrônico, é CEO da ADDTECH e desenvolve projetos de consultoria em inovação e tecnologia utilizando processos combinando Design, Gestão, Inovação e Empreendedorismo. Utiliza processos de gestão baseados nas metodologias ágeis SCRUM, CMMI, PMI e Lean. É Diretor de Projetos do Botafogo Futebol e Regatas.

Compartilhar